quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O sistema NFT


Este é o sistema hidropônico mais conhecido atualmente, e muitas pessoas, quando se referem à hidroponia, imediatamente a relacionam com ele. No Sistema N.F.T existe um fluxo constante de solução nutritiva, e assim sendo, não existe nenhum controlador de tempo para ligar ou desligar a bomba de circulação de nutrientes.
A solução nutritiva é bombeada de um depósito para um canal de cultura, e flui constantemente no seu fundo, na forma de um filme muito fino. Parte das raízes, fica submersa neste filme de solução, onde são banhadas constantemente, e outra parte fica em constante contato com o ar úmido acima do filme líquido, de onde absorvem oxigênio. Após percorrer o canal, a solução nutritiva retorna ao seu depósito.
Na cultura de plantas de pequeno porte, o canal é geralmente substituído por um tubo de secção retangular.
Neste sistema, normalmente não existe meio de cultura, e as plantas, geralmente, ficam apoiadas em vasos ou redes de germinação, de onde as raízes ficam suspensas no ar, com as pontas mergulhadas no filme de solução nutritiva. O grande problema deste sistema, é a falta eventual de energia elétrica e falha nas bombas, o que provoca a interrupção do filme de solução nutritiva, e como consequência, rápido ressecamento das raízes, e morte das plantas.
Sendo assim, no projeto de um sistema N.F.T., devemos considerar uma fonte de energia alternativa, como um gerador elétrico ou uma bomba acionada por baterias, pode ser utilizado com plantas de pequeno e médio porte, como alfaces e tomateiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário